domingo, 19 de outubro de 2008

Capelania Hospitalar

Relato de uma vivência no Hospital do Andaraí
por Gabriela Borges
-
Penso que muitos não sabem o que é a capelania (hospitalar).
-
Capelania é uma estratégia de levar pessoas a terem experiências com Deus e então entregar suas vidas a Ele. Como diz o Pastor Miguel­- não pregando Cristo, mas levando o amor de Cristo.
-
Muitos que estão no hospital querem ser ouvidos, e nós “emprestamos nossos ouvidos”. Diferente do evangelismo que conhecemos, nós ouvimos mais e falamos menos. Dando assim importância à pessoa e sua história de vida. E com carinho e o amor de Cristo, semeamos a Palavra; com palavras e gestos.
-
No hospital nós não falamos de igrejas, instituições, de religião. E sim de Jesus e do seu amor.
-
Os voluntários e os capelãos vão ao hospital, desprovidos de todo tipo de preconceito e com a certeza de que são meros instrumentos nas mãos de Deus. É importante neste trabalho que se tenha vocação (o “chamado” de Deus), paciência, que tenha intimidade com Deus, é necessário se ter flexibilidade; pois no hospital existem regras e é fundamental que a equipe de capelania siga essas regras. Ter boa saúde, ter autocontrole e "amar" ir ao hospital.
-
A capelania hospitalar tem atuação em visitas de leito a leito, apoio pré e pós cirúrgico, terapias de urgência (UTI/emergência), assistência a pacientes terminais, assistência a familiares e/ou acompanhantes, assistência a funcionários, atividades relacionadas à arte dentro dos hospitais.Enfim, é um lindo ministério! E Deus têm agido!
-
Caso você queira conhecer o trabalho mais de perto, ter mais informações ou até mesmo quer participar da equipe de capelania; entre em contato: gaby_topazio@hotmail.com

Pedidos de oração:

*pacientes

*pelo capelão Pastor Miguel Kopanishyn

*pela capelã Silvia Migueis (coordenadora da pediatria)

*equipe de capelania e de saúde

*pelo hospital

*banco de leite

*outras necessidades

Veja isso como um desafio!

Um texto bíblico para refletir: Mateus 25. 35-40

"Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;necessitei de roupas , e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram. Então os justos lhe responderam: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' O Rei responderá: 'Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram.''

Um comentário:

Anônimo disse...

Graça e paz,queridos(as).Fiquei muito feliz em constatar que o trabalho de capelania continua firme no hospital, apesar de ouvirmos tantas notícias negativas a cerca dos hospitais. Fiz estágio aí, e a preparação foi uma das melhores bênçãos que recebi no seminário.Estou aqui junto a capelania missionária de minha igreja,Palavra Viva,coordenada por meu irmão Ricardo www.capelaniamissionaria.blogspot.
Mas também já tive que fazer curso de capacitação aqui em POA,cujo capelão do HNSC,é luterano.Bom.Ah,por onde anda a Rosângela?Paz.