segunda-feira, 26 de setembro de 2016

sonhar a desmilitarização

[13 de setembro de 2016]

Essa noite sonhei que andava aqui por Paracambi, não sabia se descia ou não pro Rio, tentava descer mas não conseguia... Voltava em direção à Fábrica, não era exatamente na minha escola, mas se assemelhava a um pátio escolar coberto (diferente portanto do que tem na minha escola...). De repente, policiais - ou algum tipo de guarda, de batalhão, de sei-lá-o-quê - atacavam as salas de aulas ainda no começo da manhã e jogavam bombas de gás lacrimogêneo. Em poucos segundos, todos se espalhavam pelo pátio coberto batendo aquele desespero. Algo em especial me chamou a atenção, algumas crianças/adolescentes tinham condições especiais, algum tipo de deficiência e tal. Eu tentava interagir com elas, ajudá-las. Era tenso. Muito rapidamente a cena se desfazia e eu começava a me indignar profundamente não com a cena em si, mas com a naturalidade com que a sociedade lidava com a coisa. A justificativa estava muito bem armada já, a intervenção tinha que fazer frente a um mau comportamento ou algo assim. Enfim, hoje vou nas parolimpíadas com minha escola, vai ser uma "visita técnica" histórica com quase 600 pessoas presentes (entre estudantes, servidores e estagiários). Provavelmente, a realidade visível vai ser bem diferente, as armas vão estar bem ostentadas pelo Exército... mas "nada" vai se passar. O que me incomoda não é tanto essa estrutura visivelmente ordeira e calma, o que me incomoda é essa realidade que eu vejo em sonho e que sei ser bastante real no cotidiano de muitas escolas. Precisamos desmilitarizar a sociedade e a educação já.

Nenhum comentário: