sábado, 28 de março de 2009

Desenvolvimento Comunitário (II)

Anotações sobre a capacitação ocorrida em Araçariguama - SP do dia 16 ao dia 20 de Março de 2009.

Sueli Catarina (Visão Mundial) – aula proferida em 17/03/2009

Sueli da Visão Mundial


Visão Mundial: no final dos anos 1980 começou a repensar a prática de assistência e passou a trabalhar com o conceito de desenvolvimento transformador.

DESENVOLVIMENTO TRANSFORMADOR

- É um processo e são ações através dos quais crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades se movem em direção à plenitude da vida com dignidade, justiça, paz e esperança.

Princípios:
- Baseado na comunidade, embasado na fé crista e focado na criança. (TRIPÉ)
- Empoderamento de meninas e meninos como agentes de transformação.
- Relacionamentos restaurados com Deus através da fé em Jesus Cristo, relacionamentos restaurados e igualitários dos membros da comunidade entre si e também com outros; e relacionamento protetor com o meio ambiente.
- Interdependência e relacionamentos potencializadores da comunidade com diferentes parceiros de desenvolvimento em níveis local, nacional regional e global.
- Transformação de estruturas e sistemas

Meta Maior (baseada no TRIPÉ):
- Contribuir para o desenvolvimento e o empoderamento de uma rede nacional de crianças, adolescentes e jovens, ajudando-os a alcançar vida em plenitude, e junto com os quais podemos contribuir para a transformação do Brasil.

PDA – PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE ÁREA

A principal estratégia de intervenção para o fomento do desenvolvimento local utilizada pela Visão Mundial é o PDA, Programa de Desenvolvimento de Área.
É uma forma concreta de intervenção que gera impacto transformador numa determinada área, incorporando conceitos de organização, mobilização, participação e auto-gestão comunitária, visão crítica, prática e coletiva.

PROGRAMA
[Diferença entre programa e projeto: o programa traz outras articulações, agrega diversos setores.]
- Conjunto articulado de ações, projetos, iniciativas, articulações, recursos técnico-financeiros, metodologias, políticas e sistemas programados em um determinado tempo, com objetivo de desencadear processos de transformação integral.
- Capacidade de agregar a multisetorialidade da intervenção, implicando em uma coordenação orgânica entre as iniciativas dos diversos setores, devendo ser orientado por uma proposta comum, que todas as ações se submetam a um desenho intencional.

DESENVOLVIMENTO
- Processo pelo qual crianças, adolescentes e jovens, suas famílias e comunidades se movem em direção à integralidade da vida com dignidade, justiça e esperança. Focado no bem-estar da criança.

ÁREA
- Espaço onde se constrói um processo de desenvolvimento, mais que um espaço físico, a Visão Mundial a define como o espaço geográfico delimitado, habitado por contingente humano empobrecido, que tenha uma história, cultura, problemática e interesses comuns.

Três aspectos fundamentais:
- Delimitação (conhecer o contexto)
- Integração (todos os atores sociais são importantes)
- Protagonismo local (soluções prontas não são impostas) [exemplo bíblico da multiplicação dos pães e dos peixes]

Princípios do PDA:
- Protagonismo comunitário – As pessoas são atores principais e as ações visam o empoderamento da comunidade e de todos os seus membros para que eles sonhem, planejem, monitorem e avaliem os programas e projetos.
- Sustentabilidade – Os programas de Desenvolvimento Transformador devem buscar mudanças sustentáveis econômica, social e ambientalmente.
- Holismo – Devem refletir uma compreensão física e espiritual do ser humano; do mundo no qual vivemos e do modo como nos desenvolvemos.
- Transformação Mútua – Busca a transformação contínua de todos os envolvidos, incluindo o nosso pessoal, as comunidades, igrejas, ONGs, governos, etc.
Características:
- Apropriação do projeto por parte da comunidade, tornando-se cada vez mais gestora dos processos desencadeados.
- Coordenação e articulação com outras entidades, igrejas, ONGs e governo, para ação conjunto e integralizada.
- Alta qualidade de serviços, programa e sistemas desenvolvidos.
- Impacto na vida individual e comunitária dos grupos segundo os valores cristãos tais como: Justiça, Respeito à diversidade, Fraternidade, Solidariedade, Paz, etc.
- Compreensão por parte dos doadores do contexto das comunidades e vice-versa.
- Financiamento múltiplo (VM, outras ONGs, governos, sociedade)
- Capacidade de proposição e controle social de políticas públicas.
- Capacidade de responder ao contexto local, relacionando com o contexto global.

(Falou até aqui bastante da dimensão conceitual do PDA, é preciso tratar agora da dimensão programática.)

DIMENSÃO PROGRAMÁTICA

Requisitos básicos:
- Relação macro-micro.
- Formulação e implementação de políticas públicas.
- Construção de parcerias.
- Prevenção e controle social – trabalhando mais as causas que os efeitos (sintomas) dos problemas.
- Definir ações a partir de diagnóstico social.
- Ampla participação da comunidade – esta deve ser sujeito ativo do processo dos PDAs.
- Ações efetivas – que provoquem o impacto desejado
- Atenção prioritária a crianças e adolescentes.

[COALIZÃO – MOBILIZAÇÃO – ARTICULAÇÃO]

Na estrutura de um PDA temos várias organizações envolvidas:
Entidades religiosas que trabalham em parceria, conselho fiscal, conselho comunitário, e conselho gestor.

Nenhum comentário: