sexta-feira, 27 de março de 2009

Desenvolvimento Comunitário (I)

Do dia 16 ao 20 de Março de 2009, estive no Vale da Bênção, em Araçariguama, no Estado de São Paulo, participando de uma capacitação sobre DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO.

O evento recebeu cerca de 60 pessoas de diversas igrejas e instituições e foi promovido pela AEBVB (Associação Evangélica Beneficente Vale da Bênção), pelo CADI (Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral) e pela Visão Mundial, contando também com o apoio da RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social).

Lá pudemos ouvir e refletir em grupo acerca de uma série de conceitos e práticas já existentes na área do Desenvolvimento Comunitário. Pudemos também colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos a partir de simples princípios de ação comunitária reunidos sob o nome de PROJETO SEMENTE. Nesta parte prática experimentamos uma breve intervenção numa comunidade próxima ao Vale.

a turma toda reunida



Espero, em próximas postagens, poder partilhar um pouco do que aprendi lá naqueles dias. Compartilharei anotações de aulas, pensamentos e impressões sobre a vivência prática.

Aqueles dias foram um momento muito importante de confirmação de uma série de questões que já têm me tocado apontando para um tema específico: espero, deste modo, poder focar, nas próximas postagens, no tema do PROTAGONISMO COMUNITÁRIO.


Por enquanto, vale a pena conhecer um pouco do trabalho de cada uma dessas organizações acima citadas:



-

Nenhum comentário: