quinta-feira, 10 de abril de 2008

O que aconteceu na Conferência Livre de Juventude do dia 1º de Março na Itacuruçá?

Número estimado de pessoas participantes: 46
Número estimado de organizações participantes: 4 – Rede FALE; Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB); Igreja Batista Itacuruçá; Ação Jovem.


Breve resumo do debate de contextualização

Palestra-debate com Alexandre Brasil Fonseca, sociólogo e membro do CONJUV. O palestrante trouxe dados e indicadores sobre a situação dos jovens no Brasil – seus sonhos, medos e desafios. Expôs a questão da violência e da morte no Brasil, referindo-se ao texto bíblico de denúncia à violência e a desigualdade escrito pelo profeta Habacuque. Foi enfatizada a importância da participação da juventude na construção de políticas públicas. O atual contexto político relativo à juventude foi apresentado e analisado. Questionou-se o quanto os jovens têm participado dos processos políticos em relação a outras épocas da história do país, verificou-se que este é um dado bastante relativo à localização de quem observa os jovens. Há de fato um bom número de jovens se posicionando politicamente em diversas áreas. No entanto, há ainda uma disparidade entre o número de jovens mobilizados por organizações religiosas (aproximadamente 60% das organizações de juventude são de cunho religioso) e sua representatividade no processo de construção das PPJs. Por mais que haja divergência entre visões e práticas sócio-políticas, é preciso se lançar sobre o caminho da participação. Através da participação efetiva, a juventude tem chance de fortalecer a democracia, defendendo seus próprios direitos.

Listagem das bandeiras mapeadas (da mais para a menos recorrente)

- Maior incentivo e apoio a participação de jovens ligados a movimentos religiosos na construção das PPJs.
- Combate a discriminação racial.
- Combate as injustiças sociais e desigualdade de renda.

Os temas que foram discutidos nos GTs da Conferência:

Educação; Meio Ambiente; Cidades e Territórios; Mídia; Liberdades Democráticas; e Participação Política.

Breve avaliação da Conferência:

A Conferência Livre de Juventude promovida pela Rede FALE, pela ABUB e pela Igreja Batista Itacuruçá foi um evento pioneiro e visionário na mobilização da juventude evangélica carioca. Contando com a participação de mais de 40 pessoas inscritas, a conferência contou com variadas atividades que aproximavam a prática religiosa protestante à discussão das Políticas Públicas de Juventude – dentre essas, destacamos os momentos de oração, os grupos de trabalho (GTs) e a Plenária Final. Quanto a esta última atividade, importa dizer que a prática da decisão coletiva, comum às igrejas de tradição batista, foi um exercício de cidadania e respeito, apontando de forma decisiva algumas importantes propostas para a participação da juventude evangélica brasileira na Conferência Nacional de Juventude.


(Estas informações foram enviadas em outro formato para o CONJUV. Se você quer ter acesso ao documento original mande-nos um email. As principais informações da Conferência Livre seguem abaixo na postagem que traz DESAFIOS E SOLUÇÕES.)

Nenhum comentário: