segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Justiça e Sacrifício

Texto do Pr. Romão usado para reflexão na reunião de hoje.
-
JUSTIÇA E SACRIFÍCIO

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5.10

Comprometimento social é uma expressão que está na moda. As grandes corporações lucram quando associam a sua imagem a projetos que promovem a redução da desigualdade entre as pessoas e a preservação do meio ambiente. Diversos setores da sociedade civil unem-se nas ONG’s com o objetivo de suprir a ausência do poder público no atendimento às áreas carentes da cidade.

A IB. Itacuruçá e o Ministério da Juventude adotaram a Justiça Social em suas visões ministeriais e desenvolvem uma série de atividades com o propósito de levar ao necessitado o evangelho integral, que redime a alma perdida e cuida do corpo que sofre.

Não é fácil lutar pela Justiça numa sociedade estruturalmente corrupta. Aqueles que se envolvem nesta batalha logo percebem que precisarão enfrentar suas conseqüências. A primeira delas é: Incômodo ao contemplar a miséria que atinge ao próximo. Como virar o rosto para o considerável aumento da população em situação de rua no Rio de Janeiro ou com as crianças que sofrem abusos e violência dentro de suas famílias sem ter a quem recorrer?

Este incômodo gera a segunda conseqüência: Envolvimento na busca por soluções. Envolver-se com o problema dos outros toma tempo, dá trabalho. Finais de semana de descanso serão substituídos por visitas, a conversa com os amigos será interrompida pela história de alguém que precisa de ajuda urgente. Enfim, agenda e compromissos pessoais serão alterados em favor dos pobres, doentes e oprimidos. Só permanece nesta luta quem encontra sua realização ao ver uma vida tendo a sua dignidade restaurada.

A terceira conseqüência é a perseguição movida por setores que lucram com a miséria. Não é fácil lutar contra a opressão que massacra o pobre. Ela não é um fato isolado, mas apenas a ponta de um iceberg de uma estrutura complexa, que lucra muito explorando a necessidade alheia. Não são poucos os casos de ativistas sociais ameaçados de morte e até mesmo assassinados devido à sua luta para verem cumpridos, em suas comunidades, os direitos básicos garantidos pela constituição, mas ignorados pelo poder público.

A justiça e o sacrifício andam juntos, Jesus sabia muito bem disso quando afirmou em João 16.33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Esta é a esperança que deve alimentar o nosso coração: saber que Cristo caminha à frente e já garantiu a recompensa final: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” Mateus 5.6. Justiça integral Já!


Marcos Vichi

http://compartilhandopalavras.blogspot.com/

Nenhum comentário: