sexta-feira, 28 de setembro de 2007

ISAÍAS 58: um texto que fala por si mesmo.

ISAÍAS 58
"1 Grita a plenos pulmões, não te contenhas,
levanta tua voz como trombeta
e faze ver ao meu povo a sua transgressão,
à casa de Jacó o seu pecado.
2 É a mim que eles buscam todos os dias,
mostram interesse em conhecer os meus caminhos
como se fossem uma nação que pratica a justiça,
que não abandona o direito estabelecido pelo seu Deus.
Pedem-me leis justas,
mostram interesse em estar juntos de Deus!

3 E perguntam: "Por que jejuamos e tu não vês?
Mortificamo-nos e tu não tomas conhecimento disso?"
A razão está em que, no dia mesmo do vosso jejum,
correis atrás de vossos negócios
e explorais os vossos trabalhadores;
4 a razão está em que jejuais para entregar-vos a contendas e rixas,
para ferirdes com punho perverso.
Não continueis a jejuar como agora,
se quereis que a vossa voz seja ouvida nas alturas!
5 Por acaso é este o jejum que escolhi,
o dia em que o homem se mortifique?
Por acaso a esse inclinar de cabeça como junco,
a esse fazer a cama sobre pano de saco e cinza,
acaso é a isso que chamas jejum
e dia agradável a Iahweh?

6 Por acaso não consiste nisto o jejum que escolhi:
em romper os grilhões da iniqüidade,
em soltar as ataduras do jugo
e pôr em liberdade os oprimidos
e despedaçar todo o jugo?
7 Não consiste em repartir o teu pão com o faminto,
em recolheres em tua casa os pobres desabrigados,
em vestires aquele que vês nu
e em não te esconderes daquele que é tua carne?
8 Se fizeres isto, a tua luz romperá como a aurora,
a cura das tuas feridas se operará rapidamente,
a tua justiça irá a tua frente
e a glória de Iahweh irá à tua retaguarda.
9 Então clamarás e Iahweh responderá,
clamarás por socorro e ele dirá:
“Eis-me aqui!”
Isto, se afastares do meio de ti o jugo,
o gesto ameaçador e a linguagem iníqua;
10 se tu te privares para o faminto,
e se tu saciares o oprimido,
tua luz brilhará nas trevas,
a escuridão será para ti como a claridade do meio-dia.
11 Iahweh será teu guia continuamente
e te assegurará a fartura, até em terra árida;
ele te revigorará os teus ossos,
e tu serás como um jardim regado,
como uma fonte borbulhante
cujas águas nunca faltam.
12 Teus escombros antigos serão reconstruídos;
reerguerás os alicerces dos tempos passados
e serás chamado Reparador de brechas,
Restaurador de caminhos, para que se possa habitar.

13 Se te abstiveres de violar o sábado,
de cuidar dos teus negócios em meu dia santo
chamando ao sábado “deleitoso”
e “venerável” ao dia santo de Iahweh,
se o honrares, abstendo-te de viagens,
de correres atrás dos teus negócios, de fazeres planos,
14 então te deleitarás em Iahweh,
e eu te farei levar em triunfo sobre as alturas da terra,
eu te nutrirei com a herança de Jacó, teu pai,
porque a boca de Iahweh o falou."

Bíblia de Jerusalém

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O impacto da violência sobre crianças e jovens

"É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor."
(Artigo 18 do ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente)
-
Na terça-feira dia 4 de Setembro, estive junto com o André Coelho durante toda a manhã e tarde na Assembléia Legislativa do Rio (ALERJ), num evento que está na sua 4ª edição, salvo engano, chamado Caravana Comunidade Segura. Este ano estão discutindo "O impacto da violência sobre crianças e jovens". Caravana ainda está rodando outras capitais do Brasil e é organizada pelo Viva Rio (ONG).
Naquele dia na ALERJ, nos apresentaram basicamente três coisas: a) o PROGRAMA DE SEGURANÇA HUMANA da Caravana Comunidade Segura 2007; b) o SINASE-Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, organizado pela SEDH-Secretaria Especial de Direitos Humanos e pelo CONANDA-Conselho Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes; e c) o PRONASCI-Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, apresentado pelo Ministério da Justiça do Governo Federal.
O evento não estava defendendo o PRONASCI, estava apenas apresentando-o e lá pudemos parar para considerar o que o programa apresentava de positivo e de avanço em relação ao passado e o que ele ainda apresentava de deficiente.
Uma das coisas que me chamou atenção foi o fato de que a proposta de um efetivo aumento do piso salarial da polícia foi substituída por uma bolsa-formação. Isso pareceu frustar muitas pessoas ali presentes. Falando nas pessoas presentes, lá encontrávamos membros ativos de associações de moradores de comunidades, ONG ativas em comunidades, como PRAZERES e MARÉ.
Bom, o assunto é longo e complexo. Foi muito bom estar ali justamente para ver como tem diversas pessoas se reunindo para mudar um pouco da realidade que nos cerca. Um ponto positivo é a preocupação de construir algo que integre Governo e Sociedade Civil (ONGs, líderes comunitários, religiões, etc.).
Uma coisa importantíssima que não podemos esquecer ao nos lançarmos neste trabalho, que reivindica direitos para crianças e adolescentes de todo o Brasil e para toda a população em geral, é que é um trabalho que pode e deve ser feito com crítica, mas deve ser feito. As instituições são imperfeitas mesmo, cabe a nós, não dar as costas a elas, mas chegar junto e cobrar delas outra postura quando necessário. Refiro-me ao Estado, às ONGs, às igrejas, às autoridades, etc.
Nós, que temos contribuído um pouco com a realidade ali do abrigo de crianças ALMA, precisamos também nos preocupar com o que o governo tem feito e o que, enquanto Sociedade Civil organizada, podemos fazer para mudar a realiade do "menor abandonado" e do "maior abandonado". Espero que possamos trocar ainda muitas idéias e ações sobre este assunto. Tem um material bem vasto comigo, quem quiser acessá-lo é só me contactar.
Um grande abraço a todos,
Pedro Grabois

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Para o nosso amigo PET

Coloco aqui dois pequenos textos que falam do nosso amigo PET. O primeiro é meu e o segundo é do Romão. Se quiser coloque também a sua lembrança do PET num comentário a esta postagem.
“Marcos Dias Gomes, o PET, ex-coordenador da Visão de Justiça dos Jovens da Itacuruçá, se casou com a Sandra no último sábado, dia 8 de Setembro. Ele agora vive no Paraná. Desejo a ele e a sua esposa, Sandra, toda felicidade do mundo!

Pet, que Deus te abençoe muito!

Quero aqui lembrar um pouquinho como você foi importante na minha vida. Como Deus te usou pra me mostrar que este ministério (o de Justiça) também era (e é) o meu ministério. Começamos a nos falar naquela época em que conheci o ALMA e comecei a ir contigo naquelas madrugadas da DELTA em que abordávamos moradores de rua ali de Vila Isabel. Foi um período muito abençoador e aprendi muito contigo. Eu lembro que a gente discordava bastante. Mas no essencial a gente concordava, e com certeza Deus, através de você, confirmou isso em mim, que é preciso cuidar não só do espírito, mas também do corpo. O Cristianismo, completo e integral, eu fui aprendendo na prática, contigo.

Te sou muito grato e sou grato a Deus, porque Ele nos colocou em contato um com o outro e pudemos nos tornar irmãos e amigos. Espero que a nossa amizade continue apesar da distância. Novamente desejo muita felicidade no seu casamento!

Um abração,
Do teu amigo/irmão,
Pedro Grabois.”
"UMA PALAVRA IMPORTANTE
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos." Mateus 5.6
Eu cheguei à Igreja Batista Itacuruçá em 2003, após passar dois anos e meio no campo missionário. Uma das primeiras pessoas a me receberem foi o Marcos Gomes, o Pet.
Naquela época, eu estava desempregado. Ao saber disso, o Marcos imediatamente pediu o meu curriculo para levá-lo à empresa onde ele trabalhava. Quinze dias depois, fui chamado para uma entrevista e, posteriormente, admitido. Aquele emprego foi uma grande bênção, porque garantiu o meu sustento, permitiu-me conhecer novas pessoas e superar limites pessoais.
Apenas um gesto, uma preocupação, representando um desejo de que a justiça de Deus se tornasse real na vida de uma pessoa. Essa determinação o levou a despertar nossa juventude para apoiar o orfanato ALMA, confrontando-a com a necessidade de colocar em prática os princípios amplamente discutidos na Escola Bíblica Dominical.
O Pet foi abençoado, casou-se e se mudou. Ele vai fazer falta aqui. Fico feliz, entretanto, porque ele abençoará muitas pessoas em seu novo lar no Paraná.
Muitas felicidades, grande amigo! Que o Senhor o abençoe e o guarde e permita que que você e sua família semeiem a justiça e a Boa Nova do Reino de Deus aonde quer que forem.

Marcos Vichi"