quarta-feira, 27 de junho de 2012

construir uma montanha no centro da cidade


Para mim, a relação entre fé e cultura é a questão por excelência do nosso ser cristão na atualidade. Pensar fé e cultura como diálogo já é um ganho. Concordo com aquele dito (não muito popular) que diz: “O Evangelho redimir a cultura, a cultura redimir o Evangelho.”.

Marcos Monteiro fala diretamente desse e de outros assuntos nos seus escritos. Aqui, transcrevo um trecho carregado de ironia:   

"A melhor imagem para descrever a difícil tarefa da Igreja atual diante dos desafios da cidade seria compará-la ao ato de transferir uma montanha para o centro de uma grande cidade. A pergunta pastoral seria: Como relacionar o Sermão da Montanha – cerne e coração do evangelho –, com sua paisagem rural e antiquada, às igrejas contemporâneas e urbanas? Apesar de sermos urbanos, nossa mensagem é antiga e rural, nossa teologia é antiga e rural, nossos cânticos são rurais e nossa estrutura ainda reflete um mundo rural. Afirmamos que a fé capaz de remover montanhas é do tamanho de um grão de mostarda, mas a maioria de nós nunca viu um grão de mostarda nem imagina que a mostarda é uma planta. A única mostarda que conhecemos é a que usamos no molho do hot-dog.”

Marcos Monteiro

[trecho extraído do livro Um jumentinho na avenida: a missão da igreja e as cidades, de Marcos Monteiro, publicado em 2007 pela Editora Ultimato]

Nenhum comentário: