quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O governo no combate ao extermínio da juventude negra

Fórum Direitos e Cidadania discute ações de combate ao extermínio da juventude negra.

O combate à violência que atinge a juventude negra foi tema da reunião do Fórum Direitos e Cidadania, realizada nesta sexta-feira (16/12), no Palácio do Planalto. O encontro contou com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Luiza Bairros (Promoção da Igualdade Racial); da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo; do secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral, Paulo Maldos; e de vários representantes da sociedade civil organizada e de governos estaduais e municipais envolvidos com o tema juvenil. O objetivo foi apresentar a Agenda “Violência Contra Jovens Negros”, que prevê um conjunto de ações para enfrentar e solucionar o problema, considerado histórico para o país. A Agenda proposta envolve vários órgãos do Governo Federal, com a parceria direta de estados, municípios e da sociedade civil. Entre os Ministérios responsáveis pelas iniciativas estão as Secretarias de Igualdade Racial e Direitos Humanos; os Ministério da Justiça; Saúde; Educação e Esporte; e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, entre outros.

O combate à violência contra os jovens negros é uma das prioridades da SNJ para 2012, o que foi reforçado recentemente pelos jovens que participaram da 2ª Conferência Nacional de Juventude, realizada em Brasília (DF), entre os dias 9 e 12 de dezembro. De acordo com a pesquisa “Mapa da Violência 2011 – Os jovens do Brasil”, desenvolvida pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça, a população jovem (dos 15 aos 29 anos) é a principal vítima de homicídios no país. De acordo com o estudo, a violência entre os jovens cresceu de maneira significativa no período de 1998 a 2008. Um outro dado mostra que a cada jovem branco dessa faixa etária que morreu em 2008, morreram, proporcionalmente, mais de dois jovens negros. Além disso, o estudo revela que esse quadro tende a se agravar, já que, de 2002 a 2008, o número de mortes entre jovens brancos caiu 30%, ao mesmo tempo em que aumentou 13% entre os jovens negros.

Na abertura da reunião, os ministros presentes destacaram que, diante desse cenário, a presidenta Dilma Rousseff decidiu colocar a questão como uma das prioridades do seu governo. Trata-se, segundo o ministro Gilberto Carvalho, de uma questão relevante, que representa o resgate da cidadania e a afirmação de direitos, tão defendidos pelo atual governo. O ministro ressaltou, também, que o problema exige medidas emergenciais e o envolvimento dos governantes e de toda a sociedade civil. No encontro de hoje, os representantes dos movimentos sociais e dos governos estaduais e municipais puderam conheceram as ações propostas pelo governo federal , criticar e sugerir outras iniciativas para compor o plano. Em seguida, o governo analisará as sugestões recebidas, acatando aquelas consideradas viáveis, para finalizar o documento que passará pela aprovação da presidenta Dilma Rousseff.

Para elaborar a agenda proposta, foram selecionados 135 municípios que , em 2009, responderam por 70% dos homicídios cometidos contra negros entre 15 e 29 anos. Isso inclui todas as capitais dos 27 estados brasileiros, além das cidades com mais de 100 mil habitantes em todo o Brasil.

FONTE: http://www.juventude.gov.br/noticias/2011/12/16-12-2011-forum-discute-acoes-de-combate-a-violencia-contra-a-juventude-negra

domingo, 4 de dezembro de 2011

AUTOS DE RESITÊNCIA SERÃO TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALERJ

AUTOS DE RESITÊNCIA SERÃO TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALERJ

BIBLIOTECA FALE-RJ

Olá, amigos e amigas, irmãos e irmãs de Caminhada!

Um novo projeto está pintando na área (um projeto permanente, de curto/médio/longo prazo): a BIBLIOTECA FALE-RJ”.

Hoje, é uma necessidade real oferecer “espaços locais” de formação para aqueles que militam pelo Reino de Deus, por Espiritualidade com Justiça, por Direitos Humanos.

Em parceria com a Igreja Batista da Redenção (Tomás Coelho – Rio de Janeiro – RJ), esse projeto será possível: o “espaço” será concreto e não apenas virtual (sim, já temos uma plafaforma de aprendizagem virtual, o link está indicado no site do FALE www.fale.org.br!)

A IB Redenção é periférica e central ao mesmo tempo!

Localizada na Zona Norte da cidade maravilhosa, fica próxima ao famoso Morro do Juramento e ao Metrô Engenho da Rainha (8 estações de distância da Central e também 8 estações da Pavuna). Central e Periférica, do jeito que o FALE gosta e precisa!

A ideia é acoplar à biblioteca da igreja local (que será revitalizada) um “acervo FALE”. Vamos começar com uma prateleira e ir crescendo aos poucos. O mais importante é dar uso aos livros. Fazer encontros em torno deles, ler, estudar, orar, formar, capacitar.

Fazer da formação um espaço de mobilização e da mobilização um tempo de formação!

Os próximos passos (ou como contribuir?)

- Ore por este projeto!

- Doe um livro que se enquadre nas áreas de Justiça, Política, Espiritualidade, Direitos Humanos, Juventude, Missão Integral e afins.

- Faça uma contribuição financeira para a compra de novos livros. A conta do FALE-RJ já está a serviço dos grupos Fale do nosso Estado!*

- Seja um voluntário** no momento inicial para a revitalização da Biblioteca da I.B. Redenção (não precisa entender de catalogações nem nada).

- Seja um voluntário** para ajudar com a manutenção da BIBLIOTECA FALE.

- Em breve, serão divulgadas datas para os primeiros encontros e uma lista dos livros que já teremos disponíveis para compor a Biblioteca e para os empréstimos (que funcionarão por agendamento virtual).

* CONTA FALE-RJ:

Banco do Brasil.

Agência: 4059-2.

Conta Poupança (Poupex): 21.168-0

Variação: 91.

TULIO MATOS RODRIGUES SANTIAGO.

A identificação da Variação (91) é muito importante, pois é exclusiva para o FALE-RJ. (é importante enviar e-mail para br.tulio@gmail.com com cópia para redefale.rj@gmail.com informando os dados do depósito e, se desejar, o destino específico do uso do dinheiro)

** Para ser um voluntário ou para qualquer informação adicional, envie um e-mail para redefale.rj@gmail.com, colocando como assunto BIBLIOTECA FALE