terça-feira, 31 de maio de 2011
Calendário das Conferências de Juventude em 2011
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Em Cine - Ciclo de debates: Santiago
EM CINE - CICLO DE DEBATES
Sobre relacionamentos familiares
Toda última 4ª feira do mês será exibido um filme,
acompanhado de debate coordenado por um profissional especializado
Exibição do filme:
Santiago
de João Salles (Brasil, 2007)
Tema:
Encontro entre o pesquisador e seu outro na produção de conhecimento em ciências humanas
Sinopse:
O filme é sobre Santiago, mordomo que trabalhou por mais de trinta anos na casa onde João Salles, diretor do filme, crescera.
As imagens foram realizadas em 1992, mas o filme não foi editado. Mais de treze anos depois, o diretor retomou o material bruto,
produziu este documentário que revela pouco a pouco os motivos pelos quais não conseguiu editá-lo na época da filmagem.
Coordenação do debate:
Danilo Godinho
Bacharel em Psicologia PUC/RJ, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-RJ e bolsista CAPES 2009/2010.
Data: 25 de maio de 2011 (4ª feira)
Horário: das 17:30 às 20:30
Local: UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524,
10º andar, Bloco D, sala 10.030, SPA - Maracanã
Inscrições no local
Informações: (21) 2334-0872 ou proadol@uerj.br
Conferimos declaração de participação
ENTRADA FRANCA - Classificação livre
Realização:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Instituto de Psicologia- IP
Programa de Formação em Direitos da Infância e da Juventude - Pró-Adolescente
quinta-feira, 5 de maio de 2011
2a Conferência Nacional de Juventude a caminho!
Decreto do Regimento Interno é assinado durante primeira reunião da Comissão Organizadora da Conferência
Publicado por: Administrador, em 05/05/2011
A primeira reunião da Comissão Nacional Organizadora (CON) da II Conferência Nacional de Juventude foi marcada pela assinatura da portaria do Regimento Interno da Conferência pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto de Carvalho. Em visita breve, o Ministro aproveitou para saldar e agradecer os participantes da Comissão pelo compromisso assumido com o processo da Conferência. O Documento foi publicado nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial da União.
A Comissão, composta por 15 membros da sociedade civil do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e 18 membros do poder público. O encontro foi dirigido pela coordenadora geral da Conferência, Ângela Guimarães, e teve como primeiro ponto de pauta o debate sobre a temática da Conferência. A proposta é que a discussão gire em torno da aprovação do Plano Nacional e do Estatuto da Juventude, marcos legais em tramitação no Congresso.
Segundo o deputado federal Reginaldo Lopes, que participa da Comissão pela Frente Parlamentar da Juventude da Câmara Federal, mesmo que o Plano seja aprovado pela Câmara antes do término da Conferência, vale a pena a discussão que poderá modificar o documento que ainda será avaliado pelo Senado Federal.
A pauta da reunião seguiu com os informes sobre as ações da Secretaria Nacional de Juventude em relação à estrutura da Conferência e a escolha do Comitê Executivo, formado por 6 membros da Comissão Organizadora Nacional e que assumirá as ações mais práticas para o funcionamento da Conferência, além das decisões emergenciais. Compõe o Comitê 3 membros da Secretaria Nacional de Juventude e 3 membros do Conjuve.
A reunião terminou com a aprovação da primeira resolução da Comissão que versa sobre o funcionamento das etapas estaduais da Conferência. A resolução indica normas para facilitar os eventos estaduais e a escolha dos representantes nos Estados.
Recomendações – Carlos Odas, um dos organizadores da I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, foi convidado a dar boas vindas aos componentes da Comissão e aproveitou para explicar como funcionou a etapa anterior. “A figura dos mediadores foram imprescindíveis em todo o processo da Conferência de 2008”, alertou Odas.
Outra recomendação veio da ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que também passou pelo encontro. Ela lembrou que os jovens em sistemas carcerários e os jovens com deficiência não devem deixar de participar do processo e propôs uma reunião de trabalho para tratar da questão da grande taxa de homicídios de jovens negros no país.
Acesse o link acima referido para ter acesso aos documentos sobre a Conferência já disponibilizados!