Estudo Bíblico Participativo
(Esse estudo foi realizado no ano passado, em Novembro, ficou bem simples e direto, como tem que ser!)
Fé, Bíblia e Discriminação
Dia 20 de Novembro, próximo sábado, é Dia Nacional da Consciência Negra. Ao olharmos com atenção para a realidade brasileira veremos que a discriminação racial não ficou no passado. Ao contrário, ainda hoje o racismo se apresenta como problema social e fator determinante para muitas injustiças vividas não apenas por alguns indivíduos, mas por um enorme contingente da população brasileira. Lendo a Bíblia, vemos que ela já aponta: discriminar alguém, além de ser errado, é pecado.
Texto Bíblico: Tiago 2: 1-9 (Escrito em formato de carta, o livro de Tiago encontra-se no Novo Testamento)
1 Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.
2 Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas.
3 Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: "Aqui está um lugar apropriado para o senhor", mas disserem ao pobre: "Você, fique de pé ali", ou: "Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés",
4 não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?
5 Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?
6 Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais?
7 Não são eles que difamam o bom nome que sobre vocês foi invocado?
8 Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente.
9 Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.
Perguntas para reflexão em grupo:
1 – Qual o exemplo concreto de discriminação dado pelo autor da carta?
2 – Que perspectiva ele contrapõe ao ato de discriminar?
3 – Reflita sobre as várias formas de discriminação que podemos encontrar na sociedade de hoje. Dê exemplos concretos. O que difere da e o que se assemelha com a narrativa bíblica?
Jesus afirma em João 7: 24: “Não julgueis conforme a aparência, mas julgai conforme a justiça.”
4 – Pense em formas de enfrentamento da discriminação e como elas estariam em acordo com as palavras de Jesus e com as recomendações de Tiago. Dê exemplos concretos, que se apliquem à sua realidade.
“Temos direito a reivindicar a igualdade sempre que a diferença nos inferioriza e temos direito de reivindicar a diferença sempre que a igualdade nos descaracteriza”.
Boa Ventura de Souza Santos