Em Abril de 2008, experimentei montar um grupo de estudo bíblico no andar do curso de Filosofia da UERJ, o meu curso. O primeiro estudo que preparei (especialmente para o grupo da Filosofia) e conduzi na época segue abaixo:
Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB)
Estudo Bíblico Indutivo (EBI) - Sábado, cura e justiça (João 7: 1-24)
Introdução
Na filosofia grega aristotélica, conhecer significa ter informações e conceitos acerca da realidade das coisas, mas não implica diretamente em nenhum envolvimento prático. Na linguagem hebraica e na Bíblia, conhecer a Deus é fazer sua vontade. Nela, não há dicotomia entre teoria e prática. (Adaptado de O Estudo Bíblico Indutivo, de Antonia Van Der Meer). Nossa finalidade ao ler um texto como o Evangelho de João não é simplesmente obter mais conhecimento acerca de uma narrativa que ficou no passado, mas encontrar princípios que possam ainda hoje ser válidos em nossas vidas. O texto de João apresenta a figura de Jesus Cristo de forma diferente da que é apresentada nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). Aqui, esta incrível personagem está muito mais revestida de caracteres divinos, mas nem por isso deixa de ser Deus encarnado na História.
Dicas
Festa das Barracas ou das Tendas: realizada para lembrar o tempo em que os antepassados dos judeus haviam morado em barracas na sua viagem pelo deserto, do Egito à Terra Prometida (Lv. 23: 33-36; Dt. 16: 13-15).Na filosofia grega aristotélica, conhecer significa ter informações e conceitos acerca da realidade das coisas, mas não implica diretamente em nenhum envolvimento prático. Na linguagem hebraica e na Bíblia, conhecer a Deus é fazer sua vontade. Nela, não há dicotomia entre teoria e prática. (Adaptado de O Estudo Bíblico Indutivo, de Antonia Van Der Meer). Nossa finalidade ao ler um texto como o Evangelho de João não é simplesmente obter mais conhecimento acerca de uma narrativa que ficou no passado, mas encontrar princípios que possam ainda hoje ser válidos em nossas vidas. O texto de João apresenta a figura de Jesus Cristo de forma diferente da que é apresentada nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). Aqui, esta incrível personagem está muito mais revestida de caracteres divinos, mas nem por isso deixa de ser Deus encarnado na História.
Dicas
Circuncisão: aqui pode ser entendida como a “cura” de um membro particular.
Leitura de João 7: 1-24
1. Quem são os primeiros a interagir com Jesus, o que eles lhe dizem e qual o significado disso?
2. O que Jesus lhes responde? Por que ele repete que seu tempo ainda não chegou?
3. Quais são as diversas especulações sobre Jesus feitas pelos judeus na festa? Qual delas é mais marcante, em sua opinião?
4. Repare que Jesus, ao se pronunciar nos versículos 16 e 18 utiliza a conjunção “mas” para contrapor a verdade de que ele era enviado por Deus às correntes especulações sobre sua figura. O que esta relação de contraposição significa?
5. O que Jesus está denunciando nos versículos finais? Que imagem ele apresenta para defender seus argumentos? Qual é a tensão implícita aqui entre a Lei e a justiça? Qual é a missão de Cristo em relação ao cumprimento da Lei?
6. O que seria não julgar pela aparência, mas sim conforme a justiça?
7. Qual outro momento do texto faz referência a julgamento? Jesus também faz um julgamento sobre o valor das ações, qual?
8. Como nós temos julgado e avaliado o que está a nossa volta? Julgamos as pessoas? Conferimos a elas valores diferentes?
9. Por mais que não nos pronunciemos a respeito de certas coisas, já fazemos um julgamento de valor quando aderimos ou não a elas. Com que critérios temos julgado as idéias, as propostas, as alternativas que nos são apresentadas?
10. Como podemos pautar nossa vida numa ética do julgamento segundo a justiça?
Liberdade para Amar
(Sérgio Pimenta)
Tantos preconceitos, tantos medos
Frutos de momentos de dor
Que o pé atrás usa seu veto
Quando é necessário se expor
Superficial, risos polidos
Relacionamentos de “alô”
Que ninguém estranha se falidos
Que ninguém mais sabe o que é amor
Vamos fazer o amor, vamos dar uma flor
Tentativas de buscar sentido
Vamos unir as mãos, ao fingir-nos de irmãos
Coreografia de aflitos
Liberdade no que é perfeito
Externar aquilo que se é
Em Jesus o amor brota no peito
De quem o segue crendo pela fé
E que se faz visível qualquer jeito
Em prosa, em gesto, em dó, mi, fá, sol, lá, si, ré
11. Inspirando-nos na letra de Sérgio Pimenta, como podemos fazer para abandonar nossos preconceitos e termos uma prática mais parecida com a de Jesus, refletindo amor e liberdade?
Um comentário:
Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog.
Já estou seguindo!
Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.
Seus comentários também serão sempre bem-vindos.
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