segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cancelado o ato da Rede Fale no Centro do Rio

NOTA INFORMATIVA


Informamos que devido aos últimos acontecimentos registrados na cidade do Rio de Janeiro, amplamente divulgados na imprensa, e ao clima de insegurança sob o qual a cidade se encontra, a Rede Fale decidiu cancelar o Ato em favor do saneamento ambiental em Marabá, que seria realizado amanhã (26) às 9h da manhã, em frente à sede Administrativa da Companhia Vale. Mantemos, contudo, o nosso compromisso contínuo de orar e agir em favor desta situação, entendendo ser esta, também, uma questão de justiça.




terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Fale é um movimento revolucionário!

O Fale é um movimento revolucionário: não tenho dúvidas!

Vejam relato dos irmãos do FALE-Paraná referente ao processo contra Washington Cruz por ter se levantado contra irregularidades cometidas por uma empresa de ônibus do Estado do Paraná.


O Processo: Movimento e Rede

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Rm 12:2

Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não são os ricos os que vos oprimem e os que vos arrastam aos tribunais? Tg 2:6

Ousamos não nos conformar; ousamos nos transformar pela renovação da nossa mente; fomos arrastados aos tribunais pelos ricos e pudemos conhecer a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Queridos irmãos, companheiros e camaradas. A práxis é uma palavra que conheci há apenas dois anos, no fórum de missão integral em Londrina em 2008. Desde então não pude mais debater a verdade sem me incomodar com o praticar a verdade, em nenhum momento da minha vida cristão eu me senti a vontade discutindo, falando, escrevendo sobre as verdades do Reino sem praticar as verdades. Este ano decidi mergulhar nas profundas águas do Espírito praticando a verdade do Reino.

Não preciso fazer um relato dos acontecimentos aqui no Sul porque já foram mais do que relatados, publicados e debatidos; mas quero compartilhar sobre o Movimento do Reino; a Rede do Reino.

Depois que ousamos denunciar o descaso da empresa de ônibus local, questionarmos a falsa Marcha Para Jesus (tanto de Ctba, como de C. Largo), enfrentar a politicagem que queria tirar o posto de saúde de nosso bairro, reestruturar a associação de moradores do bairro... tive que enfrentar perseguições tanto políticas como político/religiosa. Não tivemos apoio da “igreja” local, nem pudemos contar com, pelo menos, suas orações, pois esta instituição corrompida não admite a defesa dos fracos já que esta amparada pelo estado, tendo seus membros no poder municipal, e prega o conforto como evidência de salvação... a Rede Fale Campo Largo não tem parcerias com “igrejas” em Campo Largo.

Pois bem. Fui processado pela empresa de ônibus. Divulgamos a situação para todo o Brasil (pelo menos para todos que conhecíamos no Brasil). O caso foi comentado nas listas de discussões tanto da Rede Fale como do EPJ, o pessoal se solidarizou, orou; o Gustavo Frederico, EPJ, esteve nos visitando, nos confortando e nos animando; tivemos um momento maravilhoso de comunhão. O Cáio e a Morgana, Rede Fale, me ligaram, me encorajaram...

Hoje foi o julgamento...

Desde nossa primeira ação, a distribuição do informativo CONSTRUÇÃO, pessoas começaram a me procurar e manifestar sua satisfação pela iniciativa; cada reunião que fazíamos com os moradores, cada evento que participávamos, mais pessoas vinham se colocar a disposição para ajudar: professores, militantes de movimentos sociais, militantes do PT (esquerda do PT), lideres de associações, como a dos deficientes físicos de Campo Largo, Pr. Hilquias Paim, presidente da Convenção Batista Paranaense... E nesse processo sempre contamos com o apoio integral do Monte Horebe e da igreja da Vinha de Itaperuçú (aliás a única igreja que nos apóia em todas as ações) estas representadas pelo Bebeto, Sueli, Abel, Admir, Avelardo, Toni... e todos dessa família maravilhosa que temos, não dá para citar todos eles... Sempre se colocando a disposição, vindo de Itaperuçú (60Km de C. Largo) para as reuniões e enfrentamentos... família maravilhosa.

Nesse processo, pessoas que nem mesmo professam qualquer credo religioso, nem mesmo em Deus acreditam! Vieram se unir a nós pela luta contra o deus deste mundo, Mamon. Recebemos o apoio valiosíssimo do Dr. Davi Pezato, igraja Batista do Prado, que é parceira do Monte Horebe no projeto da comunidade do Caçador, advogado que tem defendido a causa do “órfão e da viúva”, dando-nos todas as orientações com relação ao processo e se colocando a disposição para toda e qualquer acessória jurídica que precisarmos. E por fim tivemos o precioso apoio, engajamento e comprometimento do professor Avanir, da APP Sindicato, petista de esquerda e ativo na comunidade – e ele sempre esteve conosco nos enfrentamentos, desde o começo -, que articulou a minha defesa com o Dr. Albuquerque, advogado do PT, que trabalha no mandato do Dp. Dr. Rosinha, defende pobres, esfarrapados e desamparados, MST, movimentos sociais e toda sorte de povo que luta por justiça... e não professa nenhum credo religioso... tudo isso sem cobrar.

Hoje foi o julgamento... Poderia descrever toda a cena – um tanto quanto cômica, vendo um Gerente bundão com um advogado bundinha vindo dar-me um “corretivo moral” e tendo que ter auxílio do meu advogado, pois o bundinha estava um tanto quanto perdido... , o bundinha é só um dos advogados da equipe do advogado de acusação, que é da direita do PT, defende grades figurões políticos da região, inclusive um candidato a governo do estado, além de defender grandes empresas, como a do lixão e empresas de ônibus!– não vou descrever toda a cena. Só vou dizer o resultado do julgamento:

Houve conciliação com o encerramento do processo e a contrapartida de eu não poder “falar mal” da empresa de ônibus Transpiedade por três anos, sob pena de ter que pagar multa de dois mil reais. Ou seja conseguiram calar o Washington, mas não conseguiram calar o movimento.

Conclusão:

Nessa história toda, formou-se uma rede de pessoas, as mais improváveis, pelo menos na proposta “religiosa da coisa”, e isso transformou-se em um movimento maior do que a proposta “religiosa da coisa” que esta dando forma ao Reino de Deus na nossa região.

Damos graças a Deus por enviar os ceifeiros samaritanos; e oramos a Deus para transformar a mente e motivar ao comprometimento integral os que se propõem a falar contra a injustiça se denominando evangélicos.

E por fim, nos conscientizamos de que não devemos mais falar apenas a favor de quem não pode se defender, mas também falar com e a partir de quem não pode se defender.

Abraços a todos e que a Graça que não é de graça seja sobre todos.

Washington Cruz e Douglas Rezende

Campo Largo, 08 de novembro de 2010