quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Juventude em rede: Renas-jovem caminhando


Juventude em rede
Em agosto do ano passado, ao final do IV Encontro Nacional Renas, 102 jovens de diferentes regiões do Brasil reuniram-se no Rio de Janeiro para o I Encontro Nacional da Renas Jovem. O desafio: fomentar a construção de um setor de juventude na rede, comprometido com a luta pela transformação da sociedade.

A nova rede surgiu com dois objetivos principais: articular a juventude evangélica brasileira já envolvida com organizações sociais e engajada na luta pela justiça e provocar sua participação em conselhos de direitos e políticas públicas de juventude.

No encontro carioca, os jovens retornaram às suas cidades com a proposta de iniciarem um movimento semelhante em seus estados. Essa missão foi levada a sério pela juventude pernambucana que aproveitou a realização do V Encontro Nacional Renas, em Recife, para dar o pontapé na articulação da rede no estado.

O II Encontro Nacional da Renas Jovem, em Recife, foi protagonizado pela juventude pernambucana, com a colaboração de dois representantes da rede carioca. Os presentes foram divididos em dois grupos: pernambucanos, maioria dos presentes no encontro, que definiram metas para a consolidação da rede em Pernambuco; enquanto os demais discutiram sobre como fomentar uma rede jovem em seu estado, independente de suas organizações ou igrejas estarem engajadas na Renas.

A principal proposta da reunião foi colocar em contato representantes de importantes organizações evangélicas como Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), a Rede Fale, Jocum, Mãos Que Ajudam, Avalanche, entre outras, para dar continuidade ao movimento de construção das Renas Jovens locais e, futuramente, da Renas Jovem Nacional.

Segundo o grupo gestor de Renas, cada região ou estado deve definir diretrizes de ação para o setor jovem, de acordo com sua realidade. A partir de uma atuação local, espera-se o fortalecimento e boa articulação do setor de juventude nacional comprometido com a luta pela justiça.

Para informações sobre filiação e para acompanhar os próximos passos da Renas Jovem carioca e pernambucana, acesse www.renasjovem.blogspot.com ou escreva pararenasjovem@gmail.com.



Cyntia Rosa, Comunicóloga e Analista de Responsabilidade Social, é membro da Igreja Batista Betânia e integrante da Renas Jovem RJ.