domingo, 28 de outubro de 2007

3º Justiça em Debate / 24 - NOV - 2007

3º Justiça em Debate/2007
-
No próximo sábado 24 de Novembro, às 15 horas, ocorrerá na nossa igreja o 3º Justiça em Debate/2007. O tema desta vez será Reforma Agrária . Contaremos com a participação do professor e geógrafo Paulo Alentejano. O evento é organizado pelo Ministério Jovem em conjunto com a Visão Ministerial de Justiça e ocorrerá na Sala dos Coros. O tema é pouco abordado em nosso meio, mas é muito relevante, separe desde já essa tarde para estar com a gente.
-
Mais informações!
-
O que é o “Justiça em Debate”?

É um espaço aberto para reflexão e debate sobre temas de relevância para a sociedade e sua possível transformação.

É um tempo válido tanto para os que conhecem quanto para os que desconhecem o assunto abordado, pois sempre podemos entrar em contato com perspectivas e pensamentos diferentes dos nossos.
-
Justiça em Debate...
... um momento de aprendizagem.


Reforma Agrária, no olhar do Professor e Geógrafo Paulo Alentejano e nos muitos olhares ali presentes.

“A história da questão agrária no Brasil é a história da não realização da reforma agrária...”


-------------------------------Reforma agrária

Uma luta de todos...
----------...uma luta.
-----------...de todos.
Uma luta de todos
-------...de todos?

Recapitulando...
Data: 24/NOV/2007 (sábado)
Horário: 15h
Local: Igreja Batista Itacuruçá (Praça Barão de Corumbá 49, Tijuca) Sala dos Coros
Convidado Especial: Paulo Alentejano (Geógrafo; Professor da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, e do CEAT)
Tema: Reforma Agrária
-
Entrada Franca


--
"Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra!" (Isaías 5.8)

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A quem cabe a justiça?

Tem gente que diz, a mim não cabe a justiça. A justiça é de Deus, a justiça é vontade divina, é do Senhor. Ele é o Criador dos céus e da terra e somente a Ele cabe a justiça.
É verdade, a própria Bíblia diz que Ele é o Senhor da Justiça e a Justiça é d’Ele.
Mas a mesma Bíblia também diz “pratique a justiça”.
Quer algo mais claro que isso?
Praticar a Justiça, amar a bondade e caminhar humildemente com Deus.


“FOI-TE ANUNCIADO, Ó HOMEM, O QUE É BOM,
E O QUE IAHWEH EXIGE DE TI:
NADA MAIS DO QUE PRATICAR A JUSTIÇA,
AMAR A BONDADE,
E TE APLICARES A CAMINHAR COM TEU DEUS!”
-
Miquéias 6: 8
-
A Justiça cabe a mim e a você sim. E é o próprio Deus quem o diz.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Justiça e Sacrifício

Texto do Pr. Romão usado para reflexão na reunião de hoje.
-
JUSTIÇA E SACRIFÍCIO

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5.10

Comprometimento social é uma expressão que está na moda. As grandes corporações lucram quando associam a sua imagem a projetos que promovem a redução da desigualdade entre as pessoas e a preservação do meio ambiente. Diversos setores da sociedade civil unem-se nas ONG’s com o objetivo de suprir a ausência do poder público no atendimento às áreas carentes da cidade.

A IB. Itacuruçá e o Ministério da Juventude adotaram a Justiça Social em suas visões ministeriais e desenvolvem uma série de atividades com o propósito de levar ao necessitado o evangelho integral, que redime a alma perdida e cuida do corpo que sofre.

Não é fácil lutar pela Justiça numa sociedade estruturalmente corrupta. Aqueles que se envolvem nesta batalha logo percebem que precisarão enfrentar suas conseqüências. A primeira delas é: Incômodo ao contemplar a miséria que atinge ao próximo. Como virar o rosto para o considerável aumento da população em situação de rua no Rio de Janeiro ou com as crianças que sofrem abusos e violência dentro de suas famílias sem ter a quem recorrer?

Este incômodo gera a segunda conseqüência: Envolvimento na busca por soluções. Envolver-se com o problema dos outros toma tempo, dá trabalho. Finais de semana de descanso serão substituídos por visitas, a conversa com os amigos será interrompida pela história de alguém que precisa de ajuda urgente. Enfim, agenda e compromissos pessoais serão alterados em favor dos pobres, doentes e oprimidos. Só permanece nesta luta quem encontra sua realização ao ver uma vida tendo a sua dignidade restaurada.

A terceira conseqüência é a perseguição movida por setores que lucram com a miséria. Não é fácil lutar contra a opressão que massacra o pobre. Ela não é um fato isolado, mas apenas a ponta de um iceberg de uma estrutura complexa, que lucra muito explorando a necessidade alheia. Não são poucos os casos de ativistas sociais ameaçados de morte e até mesmo assassinados devido à sua luta para verem cumpridos, em suas comunidades, os direitos básicos garantidos pela constituição, mas ignorados pelo poder público.

A justiça e o sacrifício andam juntos, Jesus sabia muito bem disso quando afirmou em João 16.33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Esta é a esperança que deve alimentar o nosso coração: saber que Cristo caminha à frente e já garantiu a recompensa final: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” Mateus 5.6. Justiça integral Já!


Marcos Vichi

http://compartilhandopalavras.blogspot.com/

sábado, 13 de outubro de 2007

Atividades da Justiça em Outubro!

Não perca as próximas atividades do mês de Outubro.
-
Duas atividades externas:
-Visita ao Desafio Jovem (casa de recuperação de dependentes químicos) em Itaboraí. Dia 20 (sábado) às 8h30.(necessária a inscrição)
-Este mês não haverá mais visita ao A.L.M.A. (Associação Lar Missionário do Amor-abrigo de crianças vítimas de violência doméstica e negligência) na Ilha do Governador. No dia 27, o que tiver sido arrecadado será entregue ao abrigo.-Mais informações com Diego Cândido.
-
Duas reuniões:
-Reunião geral de Justiça dos Jovens. Dia 15 (segunda-feira) às 19h30 na ITACURUÇÁ. (aberto a todos)
-Reunião para discutir o futuro trabalho com o Desafio Jovem. Dia 26 (sexta-feira) às 19h na ITACURUÇÁ. (aberto a todos)
-
Dois pedidos:
-O apoio ao trabalho realizado no ALMA e no Desafio Jovem também quer contar com a sua ajuda. Contribua com seu tempo, suas capacidades, suas doações em alimento, roupas e dinheiro (há uma lista de arrecadação para cada um desses trabalhos). Entre em contato com a gente se deseja fazer parte desses trabalhos ou se deseja contribuir diretamente com as listas.
-Você que ainda não conhece nada desse trabalho que a juventude realiza, procure ir numa de nossas reuniões, que são sempre abertas.
-
Ministério de Justiça dos Jovens da Igreja Batista Itacuruçá!
Por um trabalho democrático e de construção coletiva!
O Evangelho todo para o homem todo!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Agroecologia: um caminho

Feijão cavalo colhido na horta
-
Durante uma semana de setembro, participei de um mini-curso na UFF sobre agroecologia. Lá, aprendi uma série de coisas novas a respeito do tema e confirmei algumas intuições que tinha a respeito da situação atual em que vivemos. Predomina a monocultura e o agronegócio, que ferem a biodiversidade. A prática de uma agricultura comprometida com o bem-estar da natureza e da sociedade é tida como alternativa. A agricultura familiar é vista por muitos como menos produtiva...
-
São muitos debates, muitas questões a serem discutidas. Estamos aqui para isso mesmo. Vamos debater, pesquisar mais sobre o assunto e seguir este caminho do cuidado da Terra, da natureza e de seus habitantes; pois também é caminho de Jesus e parte do Evangelho integral.
-
Navegue na rede e conheça mais sobre agroecologia. Conheça outros links, clique aqui.
-

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

FALE por saneamento ambiental

FALE
por saneamento ambiental
-
Ação e Oração / Defesa de direitos / Cobrança de políticas públicas
-
Envie o cartão ao Presidente da República, mostrando que você se importa, só isso.
-
Veja mais sobre a campanha clicando aqui.
-
FALE
Levante sua voz contra a injustiça!


[Quer receber cartões em sua casa? Entre em contato com o FALE.]